Educação

Há muito se apregoa que uma das virtudes de uma boa sociedade é que ela promova a virtude dos seus cidadãos. Na maior parte dos casos isto significa que as escolas têm que reforçar os esforços da O termo valor significa que algo tem importância. Mas é ambíguo no sentido em que o facto de acharmos que uma coisa é importante ou tem valor, não é garantia de que tenha valor genuíno. As nossas preferências muitas vezes são fruto de desejos e impulsos cegos, enquanto que o verdadeiramente valioso é o que se revela mediante a reflexão e a investigação.

Todos os dias nas noticias aparecem problemas e circunstâncias muitas vezes gerados pela falta de educação ética preventiva, que desperte a criança e o adolescente para o que é realmente importante. É urgente um ensino da ética que se torne preventivo, formando jovens conscientes e com espírito critico, capazes de refletir moral e eticamente diante de conflitos, situações ou propostas tentadoras, e que enraízem nos jovens uma série de princípios e valores que orientem as suas decisões.

A crise social em que a sociedade se encontra está diretamente ligada à perda e esquecimento dos valores por parte daqueles a quem cabe a responsabilidade de transmiti-los, e ao desconhecimento daqueles que os deveriam estar a aprender, seja pelo ensino direto ou por observação do comportamento do outro.

É responsabilidade da escola, da família e da sociedade como um todo, transmitir valores às crianças e aos adolescentes para que eles cresçam e se desenvolvam seguros emocional e socialmente.

Mas uma questão muito importante a ser pensada nesta educação de valores é o modo como ela deve ser feita para que a pessoa os realize de modo autónomo.

Ou seja, uma criança que obedece aos adultos apenas quando eles estão a olhar serão aqueles adultos que apenas obedecem às regras sem refletirem na sua razão de ser, sem a consciência de que ela é importante para o seu bem estar e do outro. Este tipo de reprodução de valores não nos interessa, pois o indivíduo crescerá com falhas de conduta moral e só obedecerá quando estiver a ser observado e/ou vigiado.

Na verdade espera-se que as crianças, jovens e adolescentes tenham consciência da importância dos valores que lhes são ensinados, uma vez que todos eles serão futuros adultos ativos na sociedade e no exercício de sua cidadania.

Queres compreender os teus valores e a tua ética pessoal? Contacta-nos

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora